Analisarmos os hábitos alimentares é o primeiro passo para uma alimentação saudável.
É fundamental a escolha certa dos alimentos, pois assim prevenimos o aparecimento de várias doenças : ” faça do alimento o seu medicamento “.
Os maiores problemas de saúde relacionados à alimentação provêm da ingestão elevada de gorduras saturadas (gordura animal) carboidratos refinados (açúcares, massas brancas, pão branco) , excesso de calorias e sal, e reduzido consumo de fibras.
Ao aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, como pão integral, massa integral, frutas frescas, arroz integral você ficará satisfeito sem acrescentar muitas calorias à sua dieta. As fibras também auxiliam o bom funcionamento dos intestinos.
Ingerir uma quantidade reduzida de gorduras, diminui o risco de doenças coronarianas. Sempre que possível devemos utilizar as gorduras não-saturadas. A gordura saturada é encontrada na carne vermelha, queijos, leite integral, manteiga. Esta gordura aumenta o colesterol e pode elevar os depósitos de gorduras. Já as gorduras não-saturadas encontradas nos óleos vegetais, óleo de oliva, abacate e alguns peixes são mais saudáveis ao coração.
Na hora de realizar suas compras opte por alimentos mais frescos, pelo seu maior valor nutritivo. Compre leite e derivados com pouca gordura, tais como leite e iogurte desnatado, queijos magros , requeijão light. Dê preferência às carnes brancas, como peixes e frango.