Quanto mais abraços alguém receber, melhor. Estudantes da Universidade de Viena, na Áustria, realizaram uma pesquisa da qual apontam que o ato de abraçar traz uma série de benefícios ao organismo, faz bem ao coração e ajuda a controlar vários problemas de saúde. No ato de abraçar o corpo induz um hormônio chamado Oxitocina, que é conhecido como O Hormônio do Amor, pois costuma ser liberado quando estamos perto de quem amamos. “Quando isso acontece, os níveis de cortisol (hormônio do estresse) diminuem no organismo. Também está intimamente ligada à sensação de prazer e de bem estar físico e emocional e à sensação de segurança e de fidelidade entre o casal”, explica a endocrinologista Tatiana Cunha. O ato de abraçar é uma terapia integral. Além da ocitocina, o ato libera a dopamina (hormônio que aumenta o desejo sexual). Isso faz com que você se sinta ainda melhor. Aqui estão alguns dos benefícios de um abraço:
· Reduz o estresse e pressão arterial
O contato físico com outras pessoas pode ajudar a reduzir o estresse. Abraçar e beijar aumentam os níveis de ocitocina, que pode ajudar a diminuir a pressão arterial, reduzindo o risco de doenças cardíacas, estresse e ansiedade.
· Ajuda a aliviar a dor
Abraçar liberta endorfinas, que aliviam a dor, aumentando a circulação para os tecidos moles. Isto remove os pépticos estimuladores de dor como bradicininas, por isso quando você estiver com dores.
· Alivia o Sistema Nervoso
Abraçar equilibra o sistema nervoso, pois a pele contém uma rede de sensores de pressão que estão em contato com o cérebro através do nervo vago e eles podem sentir o toque.
· Melhoram o humor e trazem felicidade
Quando somos abraçados sentimos a felicidade e a segurança necessárias para elevar nossa autoestima, devido ao aumento da produção de serotonina.
· Transmite força e confiança
Já quando o abraço não é desejado, o hormônio ocitocina não é liberado e os níveis de ansiedade aumentam.
Isso pode levar ao estresse porque o desejo de distância foi rompido e o corpo secreta cortisona, o hormônio do estresse, todos entendem esse efeito, por exemplo, quando alguém que não conhecemos se aproxima muito sem motivo aparente. Isso é percebido como desconcertante ou até mesmo ameaçador.
“O mundo é um lugar, ocupado pela azáfama e pelo movimento, e estamos constantemente a correr para a próxima tarefa. Se abrandarmos e tiramos um momento para oferecer abraços sinceros ao longo do dia, estamos beneficiando nós mesmos, estamos a ajudar os outros e a cultivar melhor a paciência dentro de nós. Se não estiveres consciente da tua própria quota pessoal de abraços, começa a recolher abraços já. Não há tempo como o presente e essa resolução vai deixar-te mais feliz e saudável. Precisamos de 4 abraços por dia para sobreviver. Precisamos de 8 abraços por dia para manter. Precisamos de 12 abraços por dia para crescer”. Como diz a terapeuta Virgínia Satir. Existem vários benefícios depois de um abraço, então abrace e deixe o seu corpo de bem com a saúde.
Então, aquele abraço da Planos de Saúde Curitiba. 🙂